terça-feira, 28 de dezembro de 2010

#Movie : Educação.


Se você tivesse um sonho, abriria mão dele para viver uma história de amor?

Permita que eu lhe apresente: Essa é Jenny. Sorriso. Beijo na bochecha da esquerda. Agora na direita.16 anos Uma das melhores alunas da escola, passa noites acordada estudando. Sonha com Oxford para estudar inglês, em plena década de 1960. .Carinhosa, gentil e educada. 
Mas, eis que surge um novo personagem na nossa história. Permita que eu lhes apresente o David. Um homem que cura os anseios da jovem . 
Jenny, guiada por David conhece é apresentada os prazeres culturais que ela sempre desejou: Flimes, música francesa, livros, restaurantes,viagens. 



O que notamos nessa história, é como na década de 60, para os pais de uma adolescente, era mais fácil, mais rápido e mais confiável que ela pegasse um "atalho" para a vida. 
Como assim? Casasse cedo, tendo filhos e um marido mais velho e bem estruturado. 
Se alguma de nós, quiséssemos fazer isso hoje, no mínimo, seríamos deserdadas das heranças que nem temos. 

Num emaranhado ficam possibilidades como “será isso uma história de amor adolescente bem sucedido ou não?” ou “um filme sobre sonhos e vida adulta?” ou apenas sobre a escolha: “atalho ou educação?”. A partir de um texto bem consistente e lógico, a narrativa mostra que seu interesse maior é criar um campo de forças contrárias diante de duas escolhas, os atalhos que a vida pode oferecer, mesmo ora indigno e imoral, e o caminho mais longo da educação, mesmo esse não se sustentando mais tão coerente e disciplinar na sociedade do pós-guerra.

É um belo filme, em todos os aspectos. E foi indicado para o Oscar 2010 como melhor filme, melhor atriz para Carey Mulligan, e melhor roteiro adaptado. E, na minha opinião deveria ganhar como melhor fotografia (e,olha que ele não foi nem indicado). Um filme que faz repensar os valores da sociedade da epoca, analisar se hoje evoluímos e ver como é confuso ter dezesseis anos.

Corre para a locadora. 

Fontes: Cine som e blig.ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário